quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Skull

A caveira possuindo diversos significados apesar das controvérsias que envolvem esse símbolo, ela é um clássico no mundo da tatuagem. As tatuagens de caveiras apresentam muitas formas, nos estilos tradicional americano e new school normalmente são acompanhadas de tatuagens de rosas e outras figuras. As mais populares, ultimamente, são as caveiras mexicanas, bastante alegres e coloridas.


Para os celtas, a caveira representava a morada da alma, a habitação do divino no humano.


Para a mitologia nórdica, o céu foi feito da cabeça do gigante Ymir, derrotado pelo deus Odin, que recebia oferendas de esqueletos de animais pendurados em árvores.


Na mitologia grega, a caveira é associada à lenda da caixa de Pandora e, para a alquimia, é símbolo sagrado da última transmutação humana: a morte.  


No México, a caveira pode ser vista nos cultos de adoração à figura da Santa Muerte, ídolo que resulta de uma mistura de crenças pagãs e cristãs.


A partir da década de 1960, a figura do crânio humano foi posta a serviço da contracultura e do questionamento de valores. 


A caveira na tatuagem, além dos diversos significados que pode conter, representa, para grande parte dos tatuados, o lembrete da nossa condição mortal, de como devemos aproveitar melhor nossa curta existência e de que, no fim, somos todos iguais.


2 comentários:

Unknown disse...

Lindona, eu sou muito fã de tatuagens e adorei saber o significado de algumas culturas que eu não sabia!!
Gosto das mais coloridas, como as mexicanas!
Mil beijos e apareça no blog, vou amar!
http://criscriacoisas.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/criscriacoisas

Morphine disse...

;)